quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uma visão sobre o "Livre Arbítrio"



    Caro irmão, amigo e leitor,
    A paz de Deus e da do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

          Há um tempo venho meditando no Senhor acerca deste assunto tão proferido pelos seres humanos em defesa de suas atitudes, opção de vida, pensamentos e ideologias. Vamos analizar, brevemente, a luz das Sagradas Escrituras o "valor" desta palavra. Cada um deve clamar ao nosso Deus discernimento para aprofundar, guiado pelo Espírito Santo, nos conceitos e direcionamentos aqui colocados por minha pessoa. Está escrito em Jó 34:4 "O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom". Não sou dono da verdade! Mas busquemos a sabedoria que vem do alto. "Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia." (Tiago 3:17) É uma atitude que Deus tem sempre colocado em meu coração!
          Segundo o dicionário brasileiro Aurélio -"Livre arbítrio": poder, faculdade de decidir, de escolher, de determinar, dependente apenas da vontade.
          No princípio, Adão e Eva tinham liberdade no Jardim do Éden. Eles podíam fazer de tudo; menos comer do fruto da árvore da vida e da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gen 1:16-17). Você podeira até estar pensando: "sendo assim não há livre arbítrio!". Deus em sua plenitude e perfeição, não poderia contrariar a sua ordenação. Antes de colocar o homem no Jardim do Éden, determinou que o homem deveria governar sobre todas as coisas criadas por Ele (Gen 1:26). Percebemos aqui alguns dos atributos do nosso Deus: Onipotência, Soberania, Plenitude. Quem determinará algo ao seu Criador? Ou mesmo O vencerá? A resposta é Ninguém.
          Assim, quando Deus determinou: "Façamos o homem nossa imagem e semelhança" (Gen 1:27), alguns desses "genes divinos" foram colocados nos homens. Por isso a decisão de Eva comer do fruto proibido e oferecer a Adão não foi interferido por Deus, Ele é imutável e não poderia constrariar-Se. "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23:19). Neste aspecto, nem Ele poderia governar a decisão do homem, sendo que Ele colocou um pouco de sua divindade em cada um de nós, entre elas o poder, a soberania e a fauldade de decidir (veja definição de livre arbítrio), entendeu?
          O Homem é tão insensato que não percebe que nas suas atitudes e decisões sem a guia de Deus, ele é levado a perdição, como foi levado Adão e Eva. Sem Deus, nada poderemos fazer (João 15:5)
          Você pode até perguntar: Então foi um erro na genética do homem? Claro que NÃO. Deus NÃO erra! Deus só começa uma obra sabendo o seu reusltado final e para que se destina. Por isso é chamado de Alfa e Ômega, O Princípio e o Fim.
          Não entendíamos as guerras, as destruições, catástrofes, genocídios, ações devastadoras na humanidade causadas pelos homens. Agora sim!
          Deus não interfere na decisão do homem, mas o julgará com justiça e retidão. Deus é longânimo e misericordioso.
          Por aparentar que a justiça de Deus é tardia, o ímpio continua fazendo o mal. Mas o dia vem, onde eles não permanecerão na congregação dos justos e não subsistirão no dia do juízo (Sal 1:5).
          A natureza do homem é por si só má por causa do Príncipe das Trevas. Desde o princípio, satanás quis tomar o lugar de Deus e o Seu Trono. Foi expulso do céu com uma terça parte dos anjos que o seguiram nesta rebelião (Ez 28:1-19, Apoc 12). O homem por pouco não detém o conhecimento de tudo e adquiria a sua imortalidade. Mas Deus não permitiu. Expulsando o homem do paraíso deixou somente uma porta de entrada para a vida eterna com Deus chamada: Jesus Cristo (Mat 7:13, Jo 10:9).
          Imagine nos dias de hoje, o homem com toda a capacidade, tecnologia e demais avanços científicos, se enquadrasse no centro da vontade de Deus? Com certeza o mundo seria diferente! No mínimo, o amor reinaria entre os povos e nações. Mas graças dou à Deus, pois onde abundou o pecado, superabundou a Graça do Filho de Deus (Rom 5:20).
          O tesouro do verdadeiro cristão está sendo ajuntado no céu e o do ímpio é na sua estulticia.
          Paulo falou: Todas as coisas me são lícitas mas nem tudo me convém (I Cor 6:12). Opa! Olha aí o poder da decisão mais uma vez nas mãos dos homens (Livre arbítrio)!
          Não convinha Adão e Eva tocar no que era exposto porém proibido, não convém tocarmos naquilo que desagrada a Deus! "Não precisa ninguém" te apontar, basta o Espírito Santo de Deus agir em sua consciência e a decisão correta prevalecerá (Jo 16:13).
          Eis uma dica: Ame a Deus sobre todas as coisas, ame ao seu próximo, entregue a sua vida a Jesus Cristo e Ele cuidará de vós (Sal 37:5). Ateste o novo nascimento e viva em novidade de vida para o Senhor Teu Deus! (Jo 3:1-7)
          Use o Livre Arbítrio dentro dos preceitos de Deus e não da sabedoria humana, dos desejos desordenados e em seu favor.
           "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20)


DEUS AMA VOCÊ!