sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Estrada da Vida

Há um ditado popular que dizem:
"Deus escreve certo por linhas tortas".
Analise esta passagem bíblica:
" Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:1-12)


Aquela mulher não tinha mais esperança. Seu destino estava traçado pela lei. Morte! Apedrejamento! Fim da linha! Mas aquele homem ao qual questionaram acerca do que fazer começou a escrever no chão algo que não ficou relatado nas escrituras. Por certo uma oração ao pai, o clamor por uma decisão justa, ou quem sabe a assinatura de um veredicto: " LIBERTAÇÃO" ou " ABSOLVIDA". Salomão não pediu a Deus riqueza, pediu sabedoria; e quando se deparou com a causa de duas mulheres, mães, agiu de maneira sábia e justa. Diz nas escrituras sagradas (1Reis 3:16-28) que uma mãe dormiu por cima de sua criança vindo a matá-la e percebendo que sua companheira de quarto, também com um recém-nascido dormia do seu lado, procurou tão logo trocar as crianças. Ao despertar perceberam algo estranho. O choro de uma mãe incontrolável tomou conta daquele lugar, gemidos intensos, a dor da perda. Mas tão logo reconheceu que aquela criança morta não era dela. Buscou a justiça, correu atrás de seus direitos, caminhou não parou, acreditou não desistiu, buscou ao rei. Sei que Deus está entrando no seu profundo e contristado sentimento, pois algo que você perdeu, ou tiraram de você, fez uma marca profunda na sua alma. Mas Deus está ao seu favor, Deus está na sua causa, acredite! Ele está observando a estrada da sua vida como um todo. Buscai ao Rei da Glória. Diz na palavra de Deus: "... buscai o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas, vos serão acrescentadas..." (Mat 6:33), tanto a necessidade material quanto a espiritual. Diz o Sal 91:11 "... Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos..." Onde você passou, onde você caminhou, Deus estava guardando os seus passos. Confia em Deus! "...Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará..." (Sal 37:5), o Sal 23:4 diz: "... ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque tu estás comigo..."
Ao se planejar uma viagem, os caminhos a percorrer são, muitas vezes novidades e surpresas. Uma coisa é certa: a origem e o destino final. Condições da estrada, tempo, clima, sinalizações, paradas, acontecerão na viagem. Ao prudente, resta a expectativa da chegada no local desejado em segurança. Ao desavisado e imprudente, cada curva é uma surpresa. Mas a probabilidade aponta que o primeiro chegará e o segundo, a incerteza!
Na nossa vida houve uma origem: o nascimento! E o final, todos conhecemos: a morte! Porém uma diferença "básica"; o apóstolo São Paulo disse na epístola aos Filipenses 1:21 ..." porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho...". Para quem morre sem Deus, sem a salvação em Cristo Jesus, é o fim da viagem, mas para quem morrer com o Senhor, o prêmio desejado e almejado, é a vitória dos santos. "...O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos..." (Apoc 3:5), "...A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome..." (Apoc 3:12), "...Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono..." (Apoc 3:21). Glória a Deus! Aleluia!
"...E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre..." (Apoc 22:5).
Assim como uma estrada trás as suas belezas naturais bem como os imprevistos, diz na palavra de Deus em Prov 22:3 "... O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando...", devemos buscar quem nos guie em toda a verdade: O Espírito Santo de Deus (João 16:13). Com ele iremos onde o Senhor determinar.
A Palavra é tudo. É a nossa garantia. É o nosso futuro. Pode parecer estranho, mas enquanto que para muitos é o fim, para os que estão em Cristo Jesus, é o início de uma viagem que nos levará a Vida Eterna.
Que a Paz de Deus permaneça em vossos corações para sempre!
Deus abençoe a todos!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário